MUNICÍPIO DESENVOLVE PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES
Atualizado em 12/06/2017

O município de Campos Gerais, através da Superintendência de Agricultura, está desenvolvendo o Programa denominado “Nascentes de Furnas”. O programa é pioneiro no município e tem uma parceria com Furnas Centrais Elétricas S.A. Ele funciona por meio de adesão voluntária de produtores rurais que se proponham a adotar práticas e manejos conservacionistas em suas terras para conservação de solo e água. Em diversas propriedades rurais, as nascentes vêm diminuindo suas vazões ou, em muitos casos, até secando. 

             

                    O Prefeito José Eugênio da silva e o Secretário de Agricultura Marcos Frncisco de Oliveira acompanham o desempenho do Programa

É feito uma limpeza nos arredores e na parte interna da fonte, retirando as folhas, raízes e lama. Arvores são plantadas para a proteção do solo e o cuidado com as plantas ficam por conta do proprietário. Próximo a nascente é feito uma cerca para evitar acesso de animais de sangue quente aos locais próximos dos pontos de captação de água. As fezes destes animais, após a ocorrência de chuvas, podem contaminar as águas se o ponto de captação não estiver devidamente protegido.

O objetivo do programa é propiciar o aumento da vazão de água disponível para captação nas nascentes, reduzindo o risco de escassez nas áreas rurais do município; Possibilitar a redução do risco de contaminação e melhoria da qualidade da água disponibilizada para uso na propriedade rural; Assegurar o incremento na qualidade ambiental das propriedades rurais através do incentivo ao reflorestamento; Conscientizar a população rural quanto aos benefícios da implementação de processos de proteção de nascentes.

Em cinco comunidades rurais o Programa já é realidade:

- Comunidade do Jatobá – Propriedade do Sr. Lucas Ferreira

         

- Comunidade do Caxambú – Propriedade do Sr. André Gomes da Silva

            

- Comunidade da Onça – Propriedade do Sr. Damião Martins

           

- Comunidade Dois Paus – Propriedade do Sr. Pedro Novato

           

- Comunidade Mato Dentro – Propriedade do Sr. Paulo Maximiano

            

Cada área de preservação ocupa 1000m² aproximadamente e ao aderir ao programa, o produtor passa a ser o principal ator na equação de produção de serviços ambientais. Ele se dispõe a liberar as áreas que precisam ser revegetadas, transforma-se no guardião de todas as ações executadas na sua propriedade, zelando pelo sucesso delas.

Reportagem: Alci Marques

 Comunicação e Cultura

Fografia: Anne